Termas de Itá


    Termas de Itá é o destino certo para quem procura bem estar, tranquilidade e adrenalina. Localizada no oeste catarinense, a 60 km de Chapecó, onde a natureza é desenhada por montanhas e matas nativas. A cidade é privilegiada por sua geografia e banhada atualmente pelo lago da usina hidrelétrica de Itá.

    Em 1956, fruto da coragem e determinação de migrantes gaúchos, descendentes de alemães e italianos, nascia a cidade de Itá, que em tupi-guarani quer dizer: pedra. O pequeno munícipio cresceu rápido, em virtude do árduo trabalho e dedicação de seus colonizadores. Em 1967, surgem as primeiras notícias de que uma usina hidrelétrica seria construída na região, no Rio Uruguai, que banha Itá. Como tratava-se ainda de uma suposição, a cidade continuou a crescer e a desenvolver-se. Até que, em 1978, vem a confirmação: a cidade iria desaparecer para dar lugar ao lago da usina.

    Logo depois, a população itaense iniciou a construção de uma nova cidade, inaugurada em 1996. Totalmente planejada, com um moderno conceito arquitetônico que se destaca na beleza exuberante da região, a cidade representa o princípio de uma nova fase para Itá. Mas o povo de Itá não deixou para trás a sua história. Sua cultura e suas lembranças são preservadas nas casas de memória Camarolli, em estilo italiano, e Alberton, em estilo germânico. Residências de pioneiros que foram recolocadas para a cidade nova.

    O Rio Uruguai, que sempre esteve presente na história de Thermas de Itá, trazia agora uma nova surpresa: no seu leito é construída a Usina Hidrelétrica Itá, gerando 1.450 Megawatts de energia para todo o Brasil. O lago da usina, que começou a se formar em 2000, favoreceu o surgimento de novas alternativas de lazer e esportes.

    A cidade de Itá oferece diversas alternativas de passeio, como a ida de barco até as torres submersas da antiga Igreja São Pedro, que proporciona ao turista paisagens exuberantes e momentos inesquecíveis. Mirantes, museus, visita a Usina Hidrelétrica e o Parque Thermas Itá também não pode faltar no roteiro.

 

 

- deals5 - deal2 - deals5 - deal2